sábado, 18 de fevereiro de 2012

Pretos deixam fugir a Taça para o Agronomia

Cheguei ao estádio Nacional e pasmei. 90% dos adeptos jogavam de preto. Lindo. Ambiente nunca visto numa final de taça e naquele espaço soberbo. Os primeiros 17 minutos de jogo ditaram o resultado e o desfecho da competição. O medo imperou no 15 dos Pretos. O calo do Agronomia nestas andanças veio ao de cima e acabou por ditar o vencedor. Excelente o 15 inicial dos Pretos. Garra, determinação, saber. Muito medo à mistura. Vá-se lá saber de quê. Bom jogo dos 2ªs. e 3ªs linhas. Mal a defesa. Más decisões na finalização. Medo. Não entendi algumas mudanças na equipa na segunda parte. Não resultaram em nada. A equipa perdeu poder ofensivo. No entanto uma coisa ficou clara. Os Pretos não são em nada, em nada, inferiores a esta equipa do Agronomia que este ano já venceram os Pretos por 3 vezes em confronto directo. Doeu-me ver a desilusão de alguns atletas da Académica no final do jogo. Este não era o desfecho que cada um deles e cada adepto presente ou a torcer por eles merecia. O Rugby é assim. Que sirva de lição. E que se tirem ilações para o futuro. Mais uma vez, equipa e  adeptos estiveram em comunhão plena. Ambiente lindo. Tenho visto jogos de futebol com menor assistência e menor entusiasmo. Neste aspecto, a Académica deu uma lição desportiva. Foi lindo de ver o entusiasmo nas bancadas. Neste pormenor, a Académica levou a melhor e venceu.
Nada se perdeu.
Há mais Rugby para além desta Taça.
Pretos sempre.

12 comentários:

  1. De acordo. Sou adepto do Agronomia mas reconheço a estrelinha da sorte neste jogo. A Académica é uma equipa em crescimento. Mostrou um valor que só pode ser demonstrado pelas grandes equipas. Parabéns Académica. Parabéns Agronomia. Foi um bom espectáculo de Rugby. Quem lá esteve no estádio nacional ou quem viu pela sporttv, não deu o tempo por mal empregue. O Rugby está de parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Apesar de perder, demonstramos que somos uma grande equipa. Amei aquele ambiente. Parecia que estavamos a jogar em casa.

    Ana Rita

    ResponderEliminar
  3. Mas nunca se esqueçam perderam.......

    ResponderEliminar
  4. ressabiado leva o caneco e n te esqueças de o encher de bosta alfacinha

    ResponderEliminar
  5. a Académica deixou-se ir no medo. Aqueles primeiros minutos deram cabo de tudo. Mas vai haver mais oportunidades.

    ResponderEliminar
  6. Grande dia de rugby, Pretos em comunhão total (equipa, adeptos, Direcção) e festa de principio a fim. Pena a desconcentração dos primeiros 20 minutos... Muita esperança para a "final four", precisamos de continuar a trabalhar detalhes (Touche)e de mais concentração e matreirice a gerir as fases cruciais do jogo - "os jogos decisivos ganham-se quando se consegue marcar e não sofrer pontos nos primeiros e últimos cinco minutos de cada parte" - aprendi isto com o Sérgio Marreta e constata-se quase sempre. Força putos! - abraço José Maria

    ResponderEliminar
  7. Perdemos a Taça de Portugal, mas não perdemos a dignidade. Os Pretos demonstraram mais uma vez que são um marco na história do Rugby Nacional. Ambiente lindo no Estádio Nacional. O palco correcto para uma final como esta. Desporto não é apenas o futebol, que faz girar milhões e enche os bolsos de alguns. Que se olhe com olhos de ver para estes rapazes que sem ganhar tusto dão corpo e alma pelo desporto que elegeram como o seu. A todos, o meu bem hajam por terem proporcionado uma tarde bela de desporto pleno e puro.

    ResponderEliminar
  8. Tenho que agradecer muito ao Erse, porque ate numa final é «justo».

    ResponderEliminar
  9. Parabéns à Académica pelo espectáculo que emprerstou ao Jamor e ao Agronomia pela vitória na Taça. Concordo que os Pretos se deixaram embalar pela apatia nos primeiros 20 minutos. A equipa parecia que nunca tinha jogado em conjunto. Foi uma pena. Sou adepto do Direito mas tenho um fraquinho pela Académica, talvez porque estudei em Coimbra.Infelizmente está-se a dar preponderância aos atletas estrangeiros nos vários clubes e até na selecção, não se entenda mal este meu comentário, em desfavor dos atletas nacionais, que ao fim e ao cabo são aqueles que ao longo das várias épocas vão sendo o suporte e espinha dorsal das equipas. Esquecem-se os valores que cá andam e com que se deve contar. Não se retira o valor dos atletas que veem de fora, antes pelo contrario, eles são uma mais valia em termos de evolução e partilha de conhecimentos, mas temos que pensar que nem sempre os clubes podem ter disponibilidade para os manter. Assim, será bom prover as equipas de um conjunto de jogadores que possam dar o seu contributo ano após ano e manter uma rotina e um fio de jogo que leve a obter vitórias.
    parabéns mais uma vez à Académica pelo espectáculo de calor humano e alegria que fizeram desta final da taça uma festa linda de Rugby.

    ResponderEliminar
  10. Foi uma festa linda. Até parecia que estavamos a jogar em Coimbra. pena o resultado. Mas virão novas oportunidades. Força Pretos.

    ResponderEliminar
  11. Acho interessante que agora nos ataquem porque jogamos contra equipas que metem jogadores na selecção, e que estão desfalcados etc etc etc... se não é das calças é das cuecas... arranjam sempre alguma coisa para denegrir e minimizar o impacto das nossas conquistas e do nosso dresempenho... mesmo perdendo, como foi o caso, não deixam de nos mandar umas dentadas valentes.... até os estrangeiros já são chamados á baila, como se vê nalguns blogues. Deixem a Acad´+emica ser quem é, com a sua mística, com o seu valor e com o seu papel importante no panorama do rugby nacional. Viva a Académica.

    ResponderEliminar

Se porventura não tem a certeza das afirmações que profere, por favor, deixe-se estar quieto e procure outro espaço para comentar. Obrigado