sábado, 12 de janeiro de 2013

Campeonato Nacional Superbock Divisão de Honra Académica 10 - Belenenses 16

Numa tarde cinzenta e molhada, afugentando o habitual público do Sérgio Conceição, os Pretos sossobraram injustamente contra o Belenenses, numa partida que trouxe de novo à baila um dos problemas do nosso rugby: a arbitragem.

Entrando mal no jogo, duma forma desgarrada e algo adormecidos, os Pretos no entanto cedo se colocaram no papel de vencedores fruto dum pontapé de penalidade de Francisco Serra. Conduta violenta repetida do 4 de Belém, levaram a amostragem de cartão vermelho, reduzindo os azuis a 14 unidades em campo.

Numa fase do jogo mais predominante da Académica, em que finalmente se começou a vislumbrar a equipa que todos nós queremos, vibrante, aguerrida, coesa e ambiciosa, um ensaio dos Pretos pelo 8 António Salgueiro, e com os dois pontos não desperdiçados pelo Francisco Serra colocaram a Académica numa situação de supremacia.

Esta supremacia infelizmente de pouco serviu porque, num jogo extremamente condicionado pelo árbitro, talvez numa tentativa idiota de remediar a expulsão no Belenenses, puxando os azuis para cima, os Pretos passaram a contar com uma equipa adversária sempre na ofensiva, face aos critérios dúbios e vergonhosamente tendenciosos do homem do apito, que como vem sendo hábito nos jogos em Coimbra contra equipas da capital, faz valer o seu pendor facilitista para os adversários dos Pretos.

Estando a jogar contra um adversário com um jogador expulso, a Académica jogou sempre contra uma equipa com 15 em campo. O árbitro compensou a expulsão. E não foi discreto.

Um ensaio do Belem e respetiva penalidade, e uma outra penalidade concretizada ditaram um resultado que não traduz o que se passou em campo.

Talvez seja tempo de alguem com poder e capacidade de decisão nos desígnios do rugby nacional, começar a olhar para esta problemática da arbitragem. Começa a ser vergonhoso. Não nos importamos nem temos problemas em perder, mas num confronto desportivo justo e contra um só adversário: a equipa que nos defronta. Assim não. O árbitro não tem que jogar contra nós.

De positivo neste jogo, a alma nova da equipa da Académica. Parece que esta paragem festiva fez renascer o espírito dos Pretos. Assim sim. Temos equipa. Excelente o comportamento de quase todo o colectivo. Bom no cômputo geral. Urge corrigir o aspecto defensivo e evitar os individualismos. Placar bem e à pernas é urgente. Fora isso, temos equipa. Bem vindos rapazes. Era isso que esperávamos. Assim vos deixem jogar aquilo que sabem.

Como nota de rodapé, mais uma vez o peso dos grandes da capital se fez sentir com o "cozinhado" acordo de adiamento do jogo dos Sub-21. Que só vem provar que, como sempre, a água corre sempre para o mesmo lado. E nós deixamos.

Força Pretos. Estão de parabéns rapazes. Tanto vos critico como vos elogio. Depende de vós e hoje merecem todos os elogios. Só não mereciam este resultado vergonhosamente condicionado por alguem que devia ter sido isento.

16 comentários:

  1. Uma vergonha a arbitragem. Continuem a encher a pança a esses ladrões no fim dos jogos. Eles agradecem e ainda gozam por cima.
    Grande jogo dos pretos hoje. Gostei de ver que afinal não desaprenderam. Andavam esquecidos?
    Força Pretos. Agora temos que dar tudo por tudo.

    ResponderEliminar
  2. Uma tareia nesses gajos vendidos do apito ainda era pouco. Parece o futebol.

    ResponderEliminar
  3. A culpa foi toda dos pretos, não
    procurem desculpas esfarrapadas, jogaram contra 14 durante 72 minutos e contra 13 durante 8 minutos e mesmo assim não conseguiram ganhar. Depois a culpa é do árbitro que expulsou 2 do Belém. Aprendam as regras do jogo e não façam faltas tão flagrantes. Até reconheço que tiveram boas oportunidades e se não tivessem sido burrinhos tinham ganho. Mas a vida é assim, ganha quem marca mais pontos. E o Belem ainda mandou duas ao poste...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente!!
      Sr meloal o nosso jogo foi mau.
      Erros atras de erros. So nao ganhamos por nossa culpa!!!
      Você nao sabe o que fala!!! É um burro!

      Eliminar
    2. E tu foste o que jogaste pior betinho. Doiam-te as maozinhas ou o verniz estava fresco?

      Eliminar
    3. Tenho de concordar com este comentário vindo de belém...a culpa pela derrota foi nossa!vi uma equipe com vontade mas nada esclarecida e com um estilo de jogo muito trapalhão; vi um n.10 que individualmente se nota que é bom mas colectivamente está verdinho ( contra 14 e depois 13 com vantagem nas linhas atrasadas é de jogar ao largo, para não falar de jogo ao pé que foi nulo...);as substituições foram tardias : O Dias;Tavares;Tomás e o Cardoso devereriam ter entrado mais cedo...enfim apesar da arbitragem ter sido fraca não gostei do nosso jogo...

      Eliminar
  4. Anónimo das 20:15 de 13 Janeiro, tu demonstras realmente que sabes do que falas. Não és burro. Estiveste no estádio? Tens visto os jogos da Académica? Deste conta de melhoria de comportamento? Parece que és o único iluminado que não vê as mudanças que se fizeram sentir neste jogo mesmo perdendo.
    E a arbitragem foi um esterco sim senhor.

    JBR

    ResponderEliminar
  5. Gostei da atitude. Acho que os Pretos vão no bom caminho. Pode não ser já este ano mas de certeza que vamos ficar com uma bela equipa.

    ResponderEliminar
  6. Aos anos que já oiço isso. Começa a cheirar mal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se cheira mal talvez esteja na altura de ajudares a perfumar a coisa...

      Eliminar
  7. quando levam tareias a culpa é do treinador. Quando perdem por poucos a culpa é do arbrito. Pff. Em vez de estarem sempre a criticar os clubes de Lisboa e a dizer que estes sao beneciados. E treinem mais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foste dos que saiu beneficiado com as arbitragens foi?

      Eliminar
  8. Esta academica nem 65 minutos contra 14, nem 8 contra 13 jogadores e a culpa ainda é dos clubes da capital??? Ahahaha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outro que dá boleia aos árbitros da terra dele para Coimbra e de Coimbra prá terra dele.

      Eliminar
  9. MENINOS TENHAM JUÍZO, TREINEM E CALEM-SE. SÓ SE TREINAREM COMO AS MELHORES EQUIPAS CONSEGUIRÃO CHEGAR AOS SEUS CALCANHOS...ÓBVIO.

    ResponderEliminar
  10. Verdade verdadinha. Cambada de mandriões e alguns incompetentes pelo meio...

    ResponderEliminar

Se porventura não tem a certeza das afirmações que profere, por favor, deixe-se estar quieto e procure outro espaço para comentar. Obrigado