sexta-feira, 2 de março de 2012

Uma ausência de rugby que sufoca....

Habituados que estavamos a ter rugby metade do ano, estranha-se esta paragem tão prolongada sem jogos do escalão maior, deixando uma sensação de ausência que até doi. Pelos vistos o motivo deste interregno são os trabalhos da Selecção Nacional Sénior. Todavia, uma vez que a seleccção está circunscrita a meia dúzia, pouco mais do que isso, de atletas nacionais (que jogam em território nacional), e oriundos de 3 ou 4 clubes da capital, que sentido faz tirar, quebrar é o termo correcto, ritmo competivo às centenas de atletas que por esse pais fora não desejam nada mais do que jogar?

Que perspectivas de crescimento se podem ter com um calendário sem nexo, cheio de buracos e atentatório das reais capacidades do rugby nacional? Há que olhar de facto o todo nacional na perspectiva de dinamização do rugby, num processo cuidado e bem estruturado, que envolva todos quantos estão na disposição de levar por diante o jogo do melão nacional. A intensa, demasiado intensa, concentração de esforços na Selecção, sem resultados pelos vistos, e com uma incidência tão grande nos clubes da capital, está a asfixiar o interesse dos pequenos e grandes clubes de fora de Lisboa, principalmente, não lhes deixando margem de progressão como acontecia anos atrás em que, de facto, tinhamos rugby do outono à primavera. E sem competição, para quê Selecção?

Sempre fui um grande crítico da anterior direcção federativa e das suas posturas megalómanas e descuidadas mas esta surpreende-me... ou não, pela negativa. De facto, parece evidente que o objectivo do presidente está alcançado. Depois do clube, a federação e o rugby nacional a seus pés. Há atitudes que não se entendem. Há decisões que não se compreendem. Está na altura de parar de coçar para dentro e de olhar para a sua própria barriga e pugnar pelo relançamento do rugby nacional. Que, bem vistos os esforços de dirigentes e atletas, já merecia algum respeito por parte de quem tem nas mãos as rédeas da sua gestão.

O rugby nacional merece bem melhor do que isto.

3 comentários:

  1. Concordo a 100%. Deveria-se descentralizar mais o rugby de Lisboa. Não prejudicando o que existe actualmente é claro, mas promovendo mais a modalidade e mais competições fora da capital.
    Também a integração de jogadores e técnicos de clubes fora da capital, nos trabalhos da selecção ou no centro de alto rendimento, seriam importantes, para melhorar os níveis de jogadores de outras equipas. Já se tem assistido a este tipo de acções mas deveria ser em maior numero.
    Mas claro, para isto é necessário disponibilidade dos intervenientes e dinheiro.

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Realmente não se entende. Quem ganaha com esta paragem? Os clubes não de certeza.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com os comentários. É demasiado tempo sem rugby. Isto não era assim. Que vai na cabeça da malta da federação?

    ResponderEliminar

Se porventura não tem a certeza das afirmações que profere, por favor, deixe-se estar quieto e procure outro espaço para comentar. Obrigado