sábado, 13 de outubro de 2012

Campeonato Nacional Superbock Divisão de Honra Académica 97 - Benfica 10

Numa tarde aprazível para a práctica desportiva, os Pretos presentearam o Benfica com 97 pontos contra 10.
Num jogo bastante agradável de seguir, os Pretos demonstraram superioridade durante todos os 80 minutos, mostrando uma coesão de jogo mais eficaz e consistente, apesar de algumas falhas de caráter defensivo, algumas das quais redundaram no ensaio e na penalidade que permitiu que o jogo acabasse com o Benfica a pontuar. Um Benfica que cada vez apresenta mais dificuldades em subsistir no rugby, apesar da vontade demonstrada por parte dos jogadores.
Nos Pretosvimos uma equipa motivada, mostrando já muita uniformização de movimentos entre novatos e mais veteranos, revelando alguns bons valores que a curto médio prazo irão sobressair no panorama do rugby nacional, isso tenho como certo.
De notar uma incontrolável dualidade de critérios por parte da arbitragem, nada a que já não estejamos habituados, que só demonstra a falta de qualidade ou de responsabilidade por parte de quem dirige estes jogos. Vimos, nomeadamente, um ensaio não validado à AAC por alegado fora de jogo que, a menos que alguem prove o contrário, não existiu.
Boa partida, bem no aspeto disciplinar, que permitiu à equipa técnica colocar em jogo e a rodar, todo o banco de suplentes. Algo a que já não estávamos habituados a ver.
Não querendo personalizar ninguem em particular, de salientar a prestação de alguns jogadores dos Pretos que, face à qualidade de jogo demonstrada, à capacidade de entrega e partilha pelo resultado do coletivo, nos remetem para uma questão que se torna pertinente: onde estavam esses jogadores na época passada?
Bom, no banco das substituições sabemos que passavam a maior parte do jogo. Então porque não eram utilizados mais vezes e mais tempo?
Questões que devem ter resposta mas que não nos cabe a nós, Meloal dos Pretos, responder.
Fica a dica para reflexão.
Uma boa tarde de rugby no Sérgio Conceição, com os Pretos a dar mostras de estar na luta pelo campeonato.
De parabéns a AAC pelo resultado e pela melhoria e subida de rendimento.

25 comentários:

  1. Grande jogo dos Pretos. Não marcamos mais porque não calhou e revelaram-se algumas infantilidades. O Benfas nunca devia ter marcado aquele ensaio. Gostei de ver toda a equipa a rodar. Isso é estimulante para os jogadores, faz-lhes bem. É uma demonstração de confiança por parte da equipa técnica que está de parabens.

    ResponderEliminar
  2. Até o Buta marcou ensaio. Cena impossível de ver se a equipa técnica fosse a da época passada. Namorado, Fera e Rui Carvoeira, as moscas não se apanham com vinagre. Continuem o bom trabalho.

    ResponderEliminar
  3. Permito-me perguntar, como apreciador de rugby e simpatizante da Académica, mesmo não sendo de Coimbra e vivendo em Lisboa, porque razão o jogador 8 da Académica, não sei como se chama, não jogava na passada época? Pareceu-me um jogador com qualidades técnicas fantásticas e por isso estranho que tenha sido desaproveitado na época anterior. Achei tambem interessante e de boa politica, ter feito entrar todos os jogadores de banco. O efeito psicológico de entrada em jogo dum suplente, que muitas vezes mal tem tempo de suar a camisola quando entra, é enorme. Decisão acertada.

    ResponderEliminar
  4. Tá certo que o Benfica anda bué fraquinho mas ganhamos bem. Foi um bom jogo e estamos a melhorar.

    ResponderEliminar
  5. Comemos o Benfas. Uma indigestão pro Luis Filipe Vieira.

    ResponderEliminar
  6. A equipa tem potencial, sao muitos jovens jogadores, a equipa tecnica tem de se entender melhor, mas...tambem ninguem esperava perder com este benfica fraco, sem agressividade de tal forma que nem faltas fazia. O proximo jogo com CDUP vai ser importante para aferir esta equipa e o objetivo é estar entre os 4 melhores. Mas a maioria dos jogadores sao bons, sao muito jovens e tambem concordo que irao dar que falar no panorama do rugby nacional. Neste momento é errado destacar alguem e só se o proprio se esta a destacar. Aparecam sempre nos jogos e vejam quem mais trabalha e é mais importante na equipa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebi essa de alguem se estar a destacar a si próprio. Faltam aqui comentários? Vejam se não começam a descambar nas bocas foleiras que já chega. Toda a equipa jogou muito bem e, sem desprimor pra o Benfica, a Académica foi largamente superior. E, contra a corrente, até acho que se devem destacar alguns jogadores, por exemplo os dois miudos que jogaram como pilares e mais uns 2 ou 3. Não é errado destacar pela positiva, já que quando é para desancar pela negativa nunca pensam duas vezes.

      Eliminar
    2. Mas há problemas entre a equipa técnica?

      Eliminar
    3. Há, estão demasiado unidos.

      Eliminar
    4. És mesmo bronco pá. Mete a viola no saco e vai discutir futebol. Deves andar com dor de cotovelo...

      Eliminar
  7. Grande joga do Dias. No geral a equipa jogou toda bem.

    ResponderEliminar
  8. Manel Pintanas és um mariquinhas. Um doidoizinho e ficas logo aflito :) ganda joga Manel

    ResponderEliminar
  9. Independentemente da fragilidade do Benfica, os Pretos mostraram estar uma equipa em franco crescimento. Com alguns bons valores individuais que só não destaco pporque não conheço os nomes de todos. Bons valores que tornam o coletivo mais forte. Nenhuma equipa é tão boa coletivamente que não tenha uma boa dose de dependencia salutar de um ou outro jogador. O importante no entanto é reconhecer que a AAC está no bom caminho para se tornar uma equipa de topo e voltar ás vitórias. Por favor, não batam mais no ceguinho e deixem jogar os rapazes.

    JBR
    Coimbra

    ResponderEliminar
  10. Respondendo a pergunta do post, sobre o paradeiro de alguns jogadores na época passada, penso que deve procurar-se essa resposta em quem comandava a equipa. Muito se falou, aqui nomeadamente, nos critérios de selecção e convocatória do plantel que, como sabemos, assentava basilarmente no mesmo 15, mesmo quando nesse 15 algumas peças não estavam a render o esperado. Entendo que esses critérios terão tido a ver com decisões do treinador, sujeito ao handicap de ter de manter em jogo toda uma estrutura de contratados que, já que estavam a ser pagos tinham que jogar. Não foi uma decisão acertada e muito menos justa para muitos dos jogadores menos utilizados, mas isso agora tambem já não interessa nada. O importante é que os Pretos continuem a crescer como equipa, a automatizar movimentações e rotinas de jogo e, sobretudo, a comportar-se como uma verdadeira equipa de rugby. Como um colectivo. E o resto são peanuts pra beber umas bujecas.
    Hoje ganhamos e ganhamos bem. E desprestigiar o nosso adversário não é de muito bom tom. O Benfica faz muita falta ao rugby nacional e só espero que consigam manter-se.
    Parabéns a todos os que participaram nesta bela tarde de rugby. Jogadores, técnicos, dirigentes e adeptos.
    E quanto aos maledicentes do costume, abstenham-se de comentários idiotas. A bem da Académica.
    Pretos sempre.

    ResponderEliminar
  11. O paradeiro dos jogadores a época passada? simples, estavam nos sub21!... e aproveitem porque isto sao fases, não será facil ter um grupo de jogadores tão bons individualmente e bem como equipa, é o está a acontecer agora. É um grupo que ja se conhece, passaram por varios treinadores (desde os sub14) e sempre num nivel competitivo elevadissimo. Quase sempre na final four, campeoes de sevens e o ano passado foi a taça.

    ResponderEliminar
  12. Não pretendo tirar valor da vitória dos pretos, que foi inteiramente merecida, mas gostaria de fazer um simples reparo:
    O Benfas apresentou-se em Taveiro com 19 jogadores e muita juventude. O fato de não fazer faltas não quer dizer que não seja uma equipa agressiva, mas sim cautelosa o suficiente para o não fazer, algo que só se pode ver como salutar, ao contrário da quantida de enorme de faltas que a Académica fez, se quiser mostrar mais - será que se o Benfas não mostrasse tanta desorganização atacante, o resultado seria o mesmo perante tamanha falta praticada ou será "só" o árbitro, o culpado do costume? Honestamente, não me parece! Espero realmente que isto seja um bom sinal e não só um "bom momento" dos pretos perante uma equipa algo "perdida"! A ver vamos se o Tempo me dará ou não razão.. Quanto ao paradeiro dos jogadores hoje presentes..bem, se tivessem mal, já se tinham mudado. Ainda bem que ficaram, que poderão ainda vir a dar bons frutos. Boa sorte para o Benfica, que estará a passar uma má fase, mas certamente irá recuperar. Mais trabalho e paciência. Abraço de Parabéns para toda a equipa dos Pretos.

    ResponderEliminar
  13. É a minha primeira vez aqui neste espaço. Apesar de ler em muitos comentários o uso de termos futeboleiros e perceber que muitos dos visitantes são externos à cultura rugbista da AAC, gostava de dar os parabéns a este espaço que já fazia falta. Ora falando do jogo de ontem arrisco me a dizer que temos equipa para disputar o titulo, e não digo pelo jogo de ontem, que bater num benfica moribundo não define muita coisa, digo pelo jogo do CDUL e pela raça demonstrada em campo..coisa não vista desde há uns anitos para cá. A Académica voltou a ser da malta...finalmente!Treinadores da casa e jogadores da formação de qualidade que reergueram o trabalho desenvolvido desde sempre que foi estragado no ano transato. Assim dá gosto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo consigo plenamente. Há que louvar os esforços da equipa no sentido de melhorar cada dia e a entrega que teem vindo a demonstrar em campo.

      Eliminar
  14. Grande Jogo de todos, estão de Parabéns. Mas tenho que destacar o Francisco Serra que além de marcar 32! Pontos, está a jogar um rugby de alto nível e a meter a equipa a andar para a frente.

    ResponderEliminar
  15. O pior é quando tiver de defender

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há sp qq coisa a dizer...de mal...tens dôr d q?

      Eliminar
    2. Deve ser dor de Corno de certeza!

      Eliminar
  16. Comentários dos adeptos dos Pretos estão a ser censurados e não publicados no blogue Mão de Mestre. Medo de quê?

    ResponderEliminar
  17. avante camaradas...

    ResponderEliminar

Se porventura não tem a certeza das afirmações que profere, por favor, deixe-se estar quieto e procure outro espaço para comentar. Obrigado