sábado, 21 de abril de 2012

FINAL FOUR - ACADÉMICA 0 AGRONOMIA 20

E assim se esfumaram as esperanças duma reviravolta no rumo da Final Four. Não foi um desastre como o final da Taça no Jamor, mas podiamos ter ido mais longe se não fossem os erros infantis e de atitude que alguns elementos da equipa demonstraram. E não venham os puristas com demagogia barata porque não pega. O esforço de alguns em campo e fora dele não é compensado pelo desleixo e falta de atitude de outros. Se bem que a culpa não é da equipa no seu todo. Suponho que executem em campo aquilo que lhes é transmitido.

Não acabou o jogo com um resultado diferente, favorável aos Pretos ou pelo menos não tão desfavorável, porque erros de palmatória obstaram a que isso acontecesse. A equipa não joga como equipa. A utlização dos jogadores, digo eu que não sou um expert, não se faz nos lugares correctos. Há jogadores encaixados a martelo em lugares para os quais não estão talhados. Todos veem só quem os lá coloca não enxerga. As mellés na primeira parte, principalmente, foram uma desgraça. Nem no jogo que antecedeu o jogo de séniores, os Sub-21 cometem erros deste calibre. A tomada de decisões dentro de campo, é quase sempre errada. Não se aproveitaram as oportunidades de chutar aos postes e pontuar alguma coisa. Pelo que se vai ouvindo nas bancadas, é hábito corrente nos últimos tempos. As saídas de 8 são sofríveis. Médio de abertura.... enfim.

Melhorou a equipa na segunda parte, mas não o suficiente para dar a volta ao resultado. E assim saiu a Académica com mais uma derrota a seco que não tem justificação possível. Ou tem... O Agronomia não jogou melhor que a Académica. Apenas se mostrou uma equipa. Mais coesa. A jogar em colectivo. Há muito desânimo na equipa dos Pretos, não é possível deixar de verificar. Alguns jogadores demonstraram isso nos rostos durante a partida e depois dela. Por favor, alguem que ponha cobro a isto.

Não tendo os Pretos perdido o jogo por influência da equipa de arbitragem, o facto é que continuamos a assistir a actuações por demais passíveis de reparo, de tão fraquinhas e ambíguas. A dualidade de critérios é por demais evidente. Também neste capítulo há que fazer alguma coisa.

Não se pode queixar o XV da Académica da falta de apoio do seu público, apesar da chuva e daquilo que se tem ouvido e lido por aí. Agora, como diz o povo, o pior cego é aquele que não quer ver.

Esta já era. Pensemos agora no futuro e no modo como devemos encará-lo. Com os pés bem assentes na terra fundamentalmente. E o futuro...

O futuro passa pelos Sub-21 que num jogo que não pode considerar-se muito brilhante, levou de vencida o Agronomia por 38 - 21.  A verdadeira antítese do escalão superior. Atitude, garra, querer. Estão no bom caminho e vontade e querer não lhes falta. Funcionam como um todo, em torno da equipa técnica e do objectivo comum. Que não lhes estraguem os projectos.

Os Pretos teem muito para dar. São um marco de peso no panorama do rugby Nacional. Não merecem ser tão maltratados por quem não lhes veste a camisola de facto. E mais uma vez reafirmo o que tenho dito: amigo não é o que diz amén a tudo, é aquele que nos chapa nas trombas aquilo que fazemos mal. Com o propósito de corrigir e melhorar. Assim o queiram.

Pretos sempre.

31 comentários:

  1. Foi pena. Temos estofo para mais. Espero que para a próxima época se volte a contar com a prata da casa para tudo, de jogadores a técnicos. Não se pode embarcar em aventuras que não levam a nada.

    ResponderEliminar
  2. Que falta que faz ali o Serra. Alguem faz o favor de dizer ao Ataíde que isto é rugby a sério, não é orugby dos antípodas onde ele foi seleccionador?

    ResponderEliminar
  3. Volta Sérgio que tás perdoado...

    ResponderEliminar
  4. O Ataíde até esteve bem. Não fez o que costuma fazer, por isso não ponham as culpas para ele. É óbvio que o Serra faz falta.
    Esta semana não tem desculpas para pôr as culpas para os estrangeiros, porque todos em geral estiveram bem. Até mesmo o Gere a jogar a centro. Ao início criticavam todos o centro, o David, mas ele tem se revelado e tem mostrado o grande jogador que é.
    Apesar de o campeonato estar perdido, ainda temos mais jogos. Vamos honrar o nosso nome, o nosso emblema. Vamos pretos!! Nunca vos abandonarei. Tenho muito orgulho em vocês!

    ResponderEliminar
  5. Académica perder com Agronomia por 20 a 0 foi mau demais. Jogo sem grandes motivos de interesse. Só a má forma e atitude dos pretos permitiu que o Agronomia ganhasse. A Académica melhorou bastante na segunda parte, fruto de algumas substituições, mas não foi o suficiente para dar a volta ao jogo. Equipa muito desgarrada. Muito individualismo e alguma intranquilidade. Beneficiamos disto porque tambem nao fisemos um grande jogo. Mas o importante foi a vitória do Agronomia e essa ninguem nos tira já.

    ResponderEliminar
  6. O problema dos Pretos não tá tanto nos jogadores estrangeiros, alguns até são muito esforçados, como aquele grandalhão que joga de botas laranja, mas no técnico que não tem noçao do que é o rugby nacional. Conseguiu meter a equipa a jogar cada um pra seu lado.

    ResponderEliminar
  7. vergonha, mandem os bifes embora. Tragam de volta a garra pela qual somos conhecidos, volta sergio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não percebo onde é que a culpa é dos bifes. Eles treinam todos os dias, vão ao ginásio às vezes duas vezes por dia. A culpa é de alguns jogadores portugueses que não se importam com nada. Só querem copos.

      Eliminar
    2. É dos bifes e é dos tugas. Anda tudo a pastar. Até parece que nunca jogaram rugby. A culpa dos bifes é só porque alguns tao a ganahar umas massas valentes e tinham obrigação de jogar melhor. Ou então, se não são bons, não andam cá a fazer nada. Mas isto serve pros bifes e pros tugas. E não fui eu que mandei o comentário das 10:30 ahahahahahahahah
      Pretossssssssssssss

      Eliminar
  8. St Carlos. Há partes do texto que até nao estao mal, mas por vezes escreve e nao sabe o que diz...
    Numa proxima época e se quiser continuar com este blogue, sugiro que tente falar tb com o manager, e jogares tb pra depois escrever sem alguns dos 'bitaites' que praqui se manda.
    Vejo os dois lados da moeda, mas nao há nada como falar sabendo do que realmente acontece durante os treinos, balneário e o próprio jogo....

    ResponderEliminar
  9. qual foi o XV dos pretos?

    ResponderEliminar
  10. O melhor da tarde foi os sub21. Somos os maiores. Embora não jogamos muito bem mas prontos, ganahamos e isso é que interessava.

    ResponderEliminar
  11. Os Sub-21 até ganhavam aos seniores. Aquelas linhas atrasadas pouco ou nada defendem e a atacar falta-lhes um maestro. Volta Batata. Sérgio do que é que estás à espera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os sub 21 têm a obrigação de ser campeões pois enquanto todas as outras equipas têm vários jogadores a jogar nos seniores os sub 21 da Académica jogam todos no seu escalão. Nada mais errado, esta equipa não é para fazer campeões permaturos que depois abandonam. Esta equipa serve para fazer chegar jogadores aos seniores. Alguns dos melhores jogadores de Agronomia são sub 21, só dou o exemplo do pilar Leal da Costa que transformou o Cordeiro num cordeirinho e do Zé Lima, mas como todos sabem havis mais sub 21. João Diogo e pelo menos um dos pilares já deveriam estar a jogar na equipa sénior. Estão eles a perder, pois não progridem como jogadores e está a equipa senior. Aquele pilar que entrou que não pode com a barriga e mesmo o Cordeiro já não têm vidinha para aquilo. Não sejam burros...

      Eliminar
    2. Não me parece que os sub 21 ganhem aos seniores, nem de perto, nem de longe. Por outro lado até considero que o jogo não foi tão desiquilibrado quanto o resultado transmite. Levaram sova na mellêe e não souberam aproveitar as oportunidades para pontuar através dos pontapés aos postes. Aquele 2º ensaio foi oferecido. Já agora, sem os "bifes", muito provavelmente, esta equipa da AAC não se aguentará na Divisão de Honra. No treino que antecedeu o jogo estavam 16 jogadores e 4 deles eram bifes. Pensem como seria sem eles...Claro que deveriam estar 4 ou 5 sub 21 nesse treino para colmatar as lacunas existentes no plantel.

      Eliminar
    3. Concordo com esta análise. Tambem me constou que alguns tugas se andam a baldar aos treinos, mas estão sempre prontos pra jogar. Lugares cativos. E de facto, já deviam estar a ser preparados uns quantos sub 21 para a próxima época.

      Eliminar
    4. Tambem acho que não se perdia nada, com cautelas claro, que os Sub 21 ainda teem muito jogo pela frente, em ir preparando alguns jogadores para o escalão maior. Mas isto claro são opções técnicas penso eu, e não será a nossa humilde opinião de adeptos que irá influneciar as tomadas de decisão.

      Eliminar
  12. Cambada de cobardolas, todos anónimos

    Carlos Polonio

    ResponderEliminar
  13. Como diz o povo e com razão, não há bela sem senão. Porra, andam aqui umas melgas que não fazem mais do que puxar a brasa a sua sardinha. falem dos jogos porra, aproveitem o espaço, digam o que pensam, mal ou bem, não temos que ter a mesma linha de pensamento dos outros. Agora, por favor, deixem-se de merdas. É por causa destas cenas que espaços como este, que podem ser muito úteis como palco de discussão civilizada, e até pode ser no anonimato,não me preocupa nada, acabam por desaparecer. Porque não sabemos aproveitar os espaços que nos dão. E nem toda a gente pode estar nos meios de decisão ou onde se junta a elite do rugby da académica. Assim sendo, esta é uma forma democrática de dar voz a quem não pode fazer-se ouvir de outro modo. Deixem-se de merdas e digam de vossa justiça em vez de andarem preocupados em saber se foi o manel ou o toino quem escreveu este ou aquele comentário.

    AAC 1988

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi copiado do texto da autoria de António Henriques, inscrito no Blogue Mão de Mestre, da responsabilidade de um expert no jogo do melão Manuel Cabral, e que transcrevo com a devida vénia. Para que não se diga que são só os adeptos da Académica que teem esta visão negativista do estado dos Pretos...:

    "Já Agronomia foi a Taveiro bater a Académica, por 20-0, num jogo prejudicado pelas más condições climatéricas, com chuva e terreno muito pesado.

    Numa partida de sentido único o quinze da Tapada dominou por completo perante “pretos” que continuam sem se encontrar e são a desilusão desta fase final e fica a dever a si próprio não ter conseguido o ponto de bónus.

    Ao intervalo, 10-0 com um ensaio de penalidade assinalado por Paulo Duarte após três mêlées sucessivas derrubadas pelos estudantes.

    Na segunda parte Ricardo Sequeira fez rodar a equipa, promoveu o regresso aos relvados de Jacques le Roux (o melhor marcador de ensaios da época passada pode ser vital para a 2.ª volta) e veria José Lima fazer o segundo da tarde, num brinde monumental da Académica: tentativa de touche rápida e o centro internacional a interceptar a bola e sprintar 70 metros para um ensaio de anedota."

    Pelos vistos, o Manuel Cabral tambem não censura as apreciações de quem escreve no blogue, vejam-se os comentários imensos que os vários texto possuem. Mesmo quando são idiotas e acintosos. Porque havemos nós aqui em Coimbra de ser mais papistas que o papa?

    JM

    ResponderEliminar
  15. As linhas atrasadas da Académica que já estiveram num bom nivel são neste momento uma autentica anedota. Comecem rapidamenteva aproveitar alguns Sub-21, não para remediar o mal que já foi feito este ano, mas para começarem a preparar a próxima época. Há jogadores que por estarem nas seleções pensam que já não precisam de treinar quando é preciso jogar pelos pretos. Já que eles pensam sair deixem-nos sair.

    ResponderEliminar
  16. Os sub-21 ja deveriam ter ido mas era no Inicio da epoca e nao agora quando faltam 3 jogos para acabar a final four. ainda por cima quando ja nao tem hipoteses nenhumas. Os sub 21 tem oportunidade de ganhar um campeonato neste momento por isso nao se justifica subir alguem agora! Nestes 3 jogos que faltam o bife que aproveite a prata da casa e que os meta a jogar mais tempo! ja que passaram o campeonato todo sentados no banco. e alguns com mais qualidade e vontade dos que andam la dentro!
    Pretos sempre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Que use a malta que não tem feito mais do uque aquecer o banco e que nunca teve oportunidades a sério pra poder mostrar o que vale, por causa dos meninos que teem lugar cativo no XV e que não se esforçam pra isso.

      Eliminar
    2. Pelos vistos não vai poder fazer grandes flores ahahahahahah... alguns dos intocáveiscom lugar cativo estão indisponíveis para este fim de semana... os ratos começam a abandonar o barco... como sempre, ficam os que suam a camisola por amor ao emblema.

      Pretos sempre e rumo à vitória

      Eliminar
    3. quem são esses que nao estou a ver?

      Eliminar
    4. Mete os óculos lol... óculos não umas palas ahahahahahah

      Eliminar
  17. Para castigo eu não mexia agora na equipa. Já que fizeram trampa por falta de dedicação aos treinos, agora que roam os ossos

    ResponderEliminar
  18. MALTA REUNAM ESFORÇOS E MOSTREM DE QUE FIBRA É FEITA A RAPAZIADA DA ACADÉMICA. VAMOS GANHAR AO CDUL E MOSTRAR QUE, SE ESTIVERMOS UNIDOS, TUDO É POSSIVEL. PROVEM A ESSES SELECIONADORES QUE TÊM A LATA DE NÃO CONVOCAR UM ÚNICO JOGADOR DOS PRETOS QUE ESTÃO TOTALMENTE ENGANADOS. FORÇA PRETOS

    ResponderEliminar
  19. É isso mesmo. Totalmente enganados foram eles quando levaram alguns da Académica à Ucrânia. Já estamos a tremer só de pensar em ir a Coimbra. Razão tinha o Drogba quando soube que lhe calhava o Benfica em futebol.

    ResponderEliminar
  20. Se fosses apanhar chapéus no relvado sem cuecas e com um preto pauzudo atrás de ti é que fazias bem idiota... alfacinha de caca, pra não dizer de merda, armado em cagão e gente fina.

    ResponderEliminar

Se porventura não tem a certeza das afirmações que profere, por favor, deixe-se estar quieto e procure outro espaço para comentar. Obrigado